Seguidores

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ALGUMA COISA SOBRE O ATUM-AZUL, QUE CORRE SÉRIO RISCO DE EXTINÇÃO

                                         ATUM - AZUL EM PERIGO


A única maneira de salvar o atum-azul, um dos peixes mais maravilhosos e mais ameaçados dos oceanos, talvez seja a domesticação.


Existem vários tipos de atum. O atum em lata, servido em sanduíches e saladas, pode ser tanto o bonito-de-barriga-listrada, espécie de 1 metro de comprimento, pescado em grandes quantidades em todo o mundo e servido como "atum de carne leve", quanto a albacora, peixe de pequeno porte, comercializado como "atum de carne branca". A albacora-de-laje e a albacora-bandolim são espécies maiores e muito pescadas, mas não servem para o preparo dos mais finos sushis, então são servidas grelhadas. Já o atum-azul, um gigante entre os peixes, é a primeira opção de escolha para o preparo dos sushis e sashimis e um dos pescados mais desejados do planeta. Por isso mesmo é que o atum-azul é provavelmente a espécie mais ameaçada dos peixes grandes. A sobrepesca negligente está levando esse peixe à extinção e, a menos que empresas de psicultura aprendam como criar o atum-azul em cativeiro, ele poderá desaparecer em curto tempo.
Com peso máximo, até agora registrado, de quase 700 kg e 4 metros de comprimento, o atum-azul é uma massa de músculos superaquecidos que corta as águas dos mares e dos oceanos, sacudindo a calda em forma de cimitarra.
O atum-azul também está entre os peixes mais rápidos, capaz de atingir velocidades próximas a 80 km/h e de cruzar oceanos inteiros durante a migração.
O atum-azul é uma máquina de comer, soberbamente adaptado à caça nas águas frias dos oceanos temperados.Reprodução: As fêmeas produzem mais de 10 milhões de ovos por ano. Um peixe recém-eclodido (a larva) tem cerca de 3mm de comprimento e cresce a uma taxa de 1 mm por dia. Preço: Em 2001 um atum-azul de 200 kg foi arrematado no mercado japonês de peixes por  US$173.600,00, mais ou menos US$ 870,00 o quilo. Espectativa de vida: A larva do atum-azul tem apenas uma chance em 40 milhões de conseguir chegar à maturidade, mas um atum adulto pode viver cerca de 30 anos. Tamanho: O maior atum-azul já registrado foi capturado na Nova Escócia em 1979 e pesava 679 kg.Um espécime adulto típico pesa mais ou menos a metade e tem cerca de 2 metros de comprimento.A História do Sushi: A insaciável demanda por sashimi(peixe cru, cortado em fatias) e sushi (rolinho de arroz, recheado com peixe cru ou vegetais) é a principal ameaça para o atum-azul.
                                         Rebanhos Marinhos
Num artigo intitulado "Quando dominaremos os oceanos?", publicada pela Nature em 2005, john Marra, oceanógrafo do Lamont-Doherty Earth Observatory da Columbia University, previu que " a pesca comercial oceânica não durará muito tempo. No mundo todo, falhamos no manejo dessa atividade - em poucas décadas, não haverá mais pesca a ser administrada". Qual a recomendação de Marra? A domesticação em larga escala dos mares e dos oceanos com criadores de peixes reproduzindo, criando e capturando, comercialmente, as espécies mais valiosas. Certas fazendas marinhas provocam sérios danos ao meio ambiente, elas poluem os ecossistemas costeiros, prejudicando as populações naturais de peixes pela disseminação de doenças e de produtos tóxicos. A solução, seria a mudança das chamadas "atividades de maricultura" para zonas bem mais distantes da costa, fora da plataforma continental.


Fonte: Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário