Seguidores

sábado, 30 de março de 2019

GUARÁ ONTEM E HOJE

Guará, ontem e hoje

Texto: João Cândido|MC

  Iniciado com o nome de Chácara Guará, em virtude do tamanho de seus lotes, a então Vila Guará, começou a tomar forma pelo ano de 1950/52 com a chegada dos primeiros moradores. 
  Situada às margens da RS 407, então entrada principal de Capão da Canoa, a Vila Guará, fica em uma localização privilegiada geograficamente, pois também é, a principal "porta" de entrada do Balneário Atlântida e Xangri-Lá. 
Formada, na sua maioria, por moradores oriundos de Santa Catarina e Maquiné, a Vila Guará era fornecedora de mão de obra especializada para o Balneário Atlântida (foto) que, também estava sendo criado.
  Entre as famílias pioneiras na criação do povoado podemos citar: Família Grizza, Família Borges, Família Alves, Família Machado, Família Reus, Família, Familia Dias, Família Silva, Família Elíbio, Família Souza, Família Pereira, Família Nicolau, dentre outras. 
  No meu caso, que cheguei no "vilarejo" no ano de 1958, segundo a dona Noquinha, minha mãe, tenho muitas e boas lembranças daqueles tempos. Lembro-me da Estrada (hoje ERS 407) que era de saibro e após a passagem da "patrola" ou motoniveladora, para ser mais correto, que deixava a pista nivelada, sempre sobravam algumas pequenas pedras arredondadas, que nós, piás, vez por outra usávamos como bochas, nos nossos jogos de fim de tarde. 
  Também, devo citar os intermináveis jogos de bola de gude, mas onde eu quase nunca vencia, que eram realizados nas “ruas”, que quase nunca passavam automóveis e nos sentíamos verdadeiros donos delas. 
  No início dos anos 1970, com a pavimentação asfáltica da ERS 407, aumentou muito o número de moradores na comunidade. 
  Também, começaram a chegar novos comércios, indústrias e prestadores de serviço. Hoje, embora seja Distrito e continue sendo chamada de Bairro Guará tem uma população estimada em torno 4.500 pessoas. Um número aproximado de 110 empresas, divididas entre comércio, indústria e prestação de serviço, com destaque para o setor moveleiro, que perfaz em torno de 10% deste total. 
 Também, moram no Bairro vários profissionais liberais, dentre os quais podemos destacar: psicólogos, fisioterapeutas, advogados, administradores de empresas, arquitetos, eletricistas, técnico em edificações, dentre outros. 
  Por, tudo isso, o Guará tem o “título” de Melhor Bairro de Xangri-Lá. Na foto, cedida por Chico Grizza, datada do início dos anos 1950, podemos citar alguns dos primeiros moradores do Guará, que ajudaram na implantação do Balneário Atlântida. 
  Na foto, entre muitas pessoas importantes na criação do bairro Guará estão Francisco Grizza e Luiz Grizza, Valdomiro Dias (Tio Côco), Eli eletricista, Seu Baixinho, Domingos Neto e Seu Dego. Cidadãos que fizeram o Bairro Guará ser um dos melhores do Litoral Norte para se viver, com famílias trabalhadoras e amigas de todos que por ali chegam para formar suas famílias e criar seus filhos. Extraído do Jornal Matéria de Capa


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário