Seguidores

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

HISTÓRIA DO INSTITUTO ESTADUAL RIACHUELO


O Instituto Estadual Riachuelo completará 68 anos, em 20 de junho de 2018.
      Com a ajuda de dona Palmira Maria Souza da Silva (Professora aposentada da escola)podemos constatar que a escola, nos seus primeiros dez anos, contava com apenas quatro salas de aula e um ou dois funcionários. A escola era de primeira a quinta séries do Ensino Fundamental.
      Segundo a professora aposentada Marília Veras Thomas, a primeira professora a lecionar em Capão da Canoa foi sua irmã, Maria de Lurdes Veras Vidor. O local que dona Maria ministrava suas aulas era em um quartinho no Hotel Bassani. A turma era de oito alunos, os quais usavam lousas em tamanho semelhante ao de uma folha de ofício, onde escreviam. E quando preenchiam totalmente o espaço da lousa, eles apagavam seus escritos com água, que levavam de casa em um pote, e começavam a escrever novamente; tinham que guardar todo o conteúdo na memória.
      O Senhor Gilberto Bassani afirma ser o aluno 01 da escola, ou seja,o primeiro aluno a ser matriculado nela, ele conta que a escola era ótima e que a mesma foi muito importante em sua vida e na vida do município de Capão da Canoa.
Fonte : Raizes de Capão da Canoa - Mariana Barbosa de Souza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário