Seguidores

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SIGNOS NAS NOTAS VERDES

             O dólar foi emitido pela primeira vez em 1789, pelo Banco Federal de Atlanta, e adotado como unidade monetária pelos Estados Unidos em 06 de julho de 1793. A nota de US$ 1, atualmente em uso, surgiu em 1935, no governo de Franklin Roosevelt
             O simbolismo maçônico está presente no dinheiro. No verso da nota, á esquerda há uma pirâmide, em cuja base está gravada a data da independência dos Estados Unidos, 1776, em algarimos romanos. A pirâmide é encimada pelo delta grego irradiando o símbolo maçônico do Grande Arquiteto do Universo (GADU). Há dois lemas em latim: abaixo, Novus ordo secolurum (Nova ordem dos séculos), e, no alto, Annuit coeptis (Sê favorável ao empreendedorismo - o princípio da liberdade de iniciativa privada)).
             À direita do verso, existe a àguia da liberdade, que traz no bico um lema sinárquico de 13 letras: E pluribus unum (Um em tudo). Uma nuvem de 13 estrelas simboliza as ex-colônias americanas, dispostas no formato do Selo de Salomão, que, para os pais fundadores, foi um poderoso símbolo, com efeito de talismã. Na garra direita da àguia, há um ramo de oliveira com 13 folhas e 13 frutos; na garra esquerda, 13 flechas: são os símbolos da paz e da guerra.
             Na frente da nota encontra-se, no centro, George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos e maçom. De cada lado da efígie e como borda, figura um ramo de acácia, símbolo da imortalidade e sinal de reconhecimento utilizado pelos maçons.
Fonte : História Viva
            Dossiê : As sombras do poder

3 comentários:

  1. essas nota , sao raras ? eu tenho é queria saber se sao realmentes raras .....

    ResponderExcluir
  2. Não são raras, também tenho uma na carteira e conheço mais gente que possui.
    Obrigado por visitar meu blog.

    ResponderExcluir