Seguidores

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EMANCIPAÇÃO DE CAPÃO DA CANOA

                                                           
O povoado Capão da Canoa era o sexto distrito de Osório, tendo como sede a Vila de Cornélios.Quando esta, devido ao seu atraso econômico, passou a povoado, Capão da Canoa tornou-se o sétimo distrito de Osório, evidenciando seu desenvolvimento. Isso aconteceu em 08 de outubro de 1958.
                Na década de 1960, Tramandaí liderou um movimento emancipacionista, convidando políticos e empresários caponenses a aderirem à criação de um único município. Não houve interesse em se desligar administrativamente de Osório.
                Posteriormente, foi criada uma comissão apolítica para estudar o problema. As exigências legais para a emancipação eram de renda e população, o que levou a diversas tentativas junto aos representantes de Terra de Areia e Itati. Era prefeito de Osório Leonel Mantovani que deu seu apoio. Um comício realizado no Cine Riograndense alcançou grande sucesso e adesões à teoria emancipacionista.
                Durante este período, foi eleito Prefeito de Osório Romildo Bolzan, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que foi contra a emancipação dos distritos. Apesar dos esforços petebistas de Luiz Bassani, Manuel Nunes da Silveira e Gilberto Bassani, houve divisão na população, resultando 200 votos contra a emancipação. Nos outros distritos, o resultado também foi negativo. Consta que a Prefeitura de Osório mandou maquinário pata atender as reinvidicações de Terra de Areia e Itati, além de ensaibrar quase todas as ruas do bairro Santa Luzia em Capão da Canoa.(12) Dias antes do plebiscito, faleceu repentinamente José Agostinelli, um dos líderes emancipacionistas.
                O segundo movimento pró-emancipação reuniu uma Comissão formada por Ângelo Maggi Boff (Presidente), Oliveira de Souza Monteiro, Cláudio Czarnobai, Cláudio Manuel Martins, Luiz Cesar Maggi Bassani, Edmundo Jacó Porto  Pretto e Martinho Jovino Espíndola. Após exaustivas demandas, Capão da Canoa emancipou-se de Osório, em 12 de abril de 1982, através da Lei 7638, sancionada pelo então Governador Amaral de Souza (Verlindo, 2000, p.90). A emancipação trouxe resultados positivos para o novo município, com um significativo desenvolvimento econômico.


(12) Documento redigido por Ramiro Correa da Silva, cedido por Ernani Dietrich, Setembro de 2004


                                          CÂMARA DE VEREADORES ATRAVÉS DOS TEMPOS
Com a emancipação de Capão da Canoa, foram eleitos seus primeiros vereadores, que legislaram provisoriamente no Capão da Canoa Futebol Clube, até a inauguração de sua nova sede que foi no prédio da Escola Estadual Luiz Moschetti.
                      Dezoito anos depois, com a iniciativa dos vereadores da gestão 1997/2000, a CMCC inaugurou sua nova sede na Semana do Município, em 11 de abril de 2001, quando foram homenageados, em nome desta legislatura, o vereador Arino Cardoso, presidente deste legislativo no ano 2000. O então presidente no ato, vereador Luiz Gabriel fez o descerramento da placa inaugural e da pedra fundamental, ficando assim denominada "Legislativo Municipal Protásio Marques da Rosa Filho", decreto05/2001
Galeria de Vereadores  - Mandato 2001-2004
Texto do livro de Mariza Simon dos Santos e do Livro Raízes de Capão da Canoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário