Seguidores

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

HOTÉIS EM CAPÃO DA CANOA

                                                                HOTÉIS

Um dos primeiros lugares para abrigar viajantes foi o Hotel Nunes que se situava ao sul do Arroio Pescaria, próximo ao local de pesca, onde já existiam modestos ranchos de chão batido, eventualmente ocupados. Próximos ao Arroio existiam grandes cômoros de areia.
          O fazendeiro Pedro Hygino da Silveira, em 1922, comprara de seu cunhado Manoel Rufino Alves uma casa simples, de madeira, com 2 ou 3 peças e coberta de palha de tiririca, abundante nesta região, colocando-a junto ao Arroio. O rústico Hotel Nunes possuia cobertura de palha, melhorando depois, em 1928, com telhas de barro e um maior número de acomodações.Ali se instalavam alguns comerciantes e fazendeiros que comerciavam cavalos, panos, ferragens, etc. com o fazendeiro Pedro Hygino e evntuais banhistas da época.
          O Hotel Riograndense, de Alberto Mury, foi construido em madeira por Juca Valim e inaugurado em 1928, recebendo reformas mas tarde. Julia Mury sua esposa, cozinhava para os hospédes. Durante o ano, hospedavam-se viajantes ocasionais, num setor do hotel; o outro setor ficava ocioso até a próxima temporada de veraneio.
           Posteriormente, com o novo proprietário Ramiro Correa da Silva, o hotel foi reformado, totalizando 23 chalés de madeira e um salão de refeições onde se realizavam bailes e festas. Cerca de 30 anos mais tarde, o antigo Hotel Riograndense transformou-se no "Flipper Show", com máquinas importadas dos Estados Unidos, tornando-se um local de jogos e divertimentos.Anos após, conhecido como "Boliche", tornou-se um ponto de encontro dos veranistas e moradores.Depois, na década de 1920, vieram os Hoteis, Bassani, Hotel Lopes, mudou seu nome para City Hotel, quando o Sr. Salvador Longo o adquiriu. O  Hotel Beira Mar, foi um novo empreendimento de Lidolfino Francisco Lopes .
          Em 1924, Carlos Leopoldo Menguer construiu, em madeira, o então Hotel familiar, no local onde hoje fica o edifício Xavantes, com 5 quartos, o nome do Hotel mudou para Bela Vista, funcionou até início da década de 1950.
          O Hotel Progresso, de Constantino Heckermann e Alaíde Menger, foi instalado em 1942. Possuia dois pisos e ficava onde hoje se localiza o Edifício Anthurium.
          Sabe-se de outros dois Hotéis que existiram nesta época, Hotel do Fausto , de propriedade de Manuel e Leopoldina Nunes da Silveira e Hotel Oceania, de propriedade da família Ribeiro.


Fonte : ORIGENS DE CAPÃO DA CANOA
Autora: Mariza Simon dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário