Seguidores

quarta-feira, 25 de julho de 2018

ARROIO DA PESCARIA - CAPÃO DA CANOA- RS

O ARROIO DA PESCARIA. Wilmar Orestes Serra
As nascentes do Arroio da Pescaria localizam-se nos antigos terrenos alagadiços das terras onde atualmente situa-se o município de Xangri-lá. Suas àguas, antes volumosas, serenas e cristalinas, produziam uma quantidade acentuada de peixes de espécies diversificadas com tamanhos por vezes até surpreendentes , daí a razão desse corrégo ter se tornado um dos arroios mais procurados da região, não só por pescadores, mas por caçadores também.Isso se devia naturalmente ao fato de ser, naquela época, esta região muito rica em sua fauna.
O Arroio da Pescaria corria no sentido sul-norte, numa distância de aproximadamente 7 km; suas àguas atingiam o ponto onde hoje localiza-se o Ginásio de Esportes Otto Birlem.Nesse local, seu curso tomava o rumo leste, isto é, em direção ao mar, passando por entre as ruas atualmente denominadas Tupinambá e Pindorama, indo lançar-se ao Atlântico, nas cercanias do local, onde ficava o Baronda.
Em 1970, entretanto finalmente este problema foi definitivamente resolvido, uma vez que o seu curso foi desviado para o rumo oeste, ou seja, em direção a Lagoa dos Quadros.
Na foto o Engenheiro Dr. Sturnhelei.
Fonte : Livro de Avelino Alves Verlindo.
Título: Capão da Canoa de ontem e de hoje - 1900/2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário