Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DE CAPÃO DA CANOA

                             Família Bruder veraneando no balneário de Capão da Canoa em 1932

Com o nome de Arroio da Pescaria - denominação que teria se originado de um pequeno córrego localizado próximo ao mar -, Capão da Canoa surgiu por volta de 1900, época em que os primeiros ranchos começaram a se agrupar à beira-mar. Local visitado por tropeiros, fazendeiros e viajantes, abrigava pescadores e também alguns aventureiros.
Os primeiros veranistas a chegar, por volta de 1920, eram oriundos de Porto Alegre e da serra gaúcha, sobretudo os descendentes das colônias alemãs e italianas, além da israelita que também começou a se fazer presente em bom número. Nessa época, o percurso de Porto Alegre ao balneário era feito com carros de bois e charretes, depois substituidos por meios de transporte mais rápidos.
A denominação Capão da Canoa começou a substituir Arroio da Pescaria a partir da década de 1940.
O nome Capão da Canoa, na verdade, consta que já existia no interior de uma fazenda de propriedade da família Nunes.
Os proprietários dessas terras costumavam dar apoio aos visitantes que somente passavam por ali ou àqueles que optavam por veranear naquele balneário.
Pelo ato Número 073 de primeiro de fevereiro de 1933, Cornélios surgiu como 6º Distrito de Osório, onde estava incluída também a Vila de Capão da Canoa. Em 1952 o 6º Distrito de Osório foi transferido para Capão da Canoa.
A emancipação do munícipio caponense veio trinta anos depois pela Lei 7.638, em abril de 1982.
Com uma população estimada em 42 mil habitantes e distante cerca de 140 km de Porto Alegre, Capão da Canoa tem uma das mais tradicionais e badaladas praias do litoral gaúcho.

Fonte : Zero Hora  07 de janeiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário