Seguidores

sexta-feira, 2 de julho de 2010

UM POUCO DE CONHECIMENTOS GERAIS - TIBETE -

                                             TIBETE  -  ENTRE O CÉU E O INFERNO
Localizado numa posição estratégica, o Tibete se constitui num território de grande importância geopolítica para a China, pois dali, o controle do sul da Ásia e de parte da Ásia central fica mais fácil. Perder esta região, portanto, não está nos planos chineses. Partindo do princípio que, recentemente, o governo reprimiu com extrema dureza os protestos ocorridos em Lhasa, capital do Tibete.
                     Para entender a importância desse lugar, basta atentar às palavras do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Liu Jian chao. "a China irá lutar para proteger seu direito territorial sobre o Tibete" e "o governo chinês irá garantir a soberania nacional e a integridade territorial da China", numa alusão clara aos protestos e à maneira como se buscou solucionar tal questão. È um panorama que passa, necessariamente, pela compreensão de interesses do governo de Pequim na região.
                    O Tibete está localizado numa área de confluência entre o sul da Ásia e a Ásia Central, a um altitude média de 4,5 mil  metros acima do nível do mar, apelidada assim, de o "teto do mundo". A região é formada por um imenso planalto em meio a uma cadeia de montanhas da Ásia Central, o Himalaia. É no Tibete que se encontra o ponto mais elevado do planeta, o monte Everest, com cerca de 8.850 metros, próximo à fronteira com o Nepal.
                    Além da questão geoestratégica, o Tibete possui uma enorme reserva florestal, que aos olhos da china é vista como grande potencial bionergético, além de possuir jazidas de cromo, cobre, bórax, urânio, lítio, ferro, cobalto, entre outros. Outro fator relevante é que o Tibete tem grande disponibilidade de água, onde se localizam as nascentes dos principais rios asiáticos, que correspondem a 30% dos recursos hídricos da China.
                    TIBETE
Situação política : região autônoma da República Popular da China.
Capital: Lhasa
População: 2,8 milhões de habitantes
Àrea: 1.221.600 quilômetros quadrados.
Idioma: Tibetano.
Moeda: Yuan (moeda chinesa).
Governo: teocrático, mas o líder (Dalai Lama) é subordinado ao poder central da República Popular da China.

                  SANTIDADE TIBETANA

Líder espiritual tibetano, Tenzin Gyatso, nasceu em uma família de agricultores na aldeia de Taktser, no leste do Tibete. Aos 2 anos foi reconhecido por monges como o 14º Dalai Lama, autoridade máxima do budismo tibetano. Os dalai Lamas são tidos como reencarnações do principe Chenrezig, o portador do lótus branco, que representa a compaixão. É considerado um bodhisattva, que em sânscrito significa o ser destinado á iluminação. Em 1959, depois do fracasso de uma rebelião nacionalista contra a China, exilou-se na Ìndia, sendo seguido por cerca de 80.000 tibetanos. Hoje existem mais de 120.000 tibetanos no exílio. Desde 1960 Dalai Lama reside em Dharamsala, Índia. Ganhou o  Prêmio Nobel da Paz de 1989. Alguns críticos, no entanto, alegam que a sua forma de pacifismo, ao contrário de Ghandi, não tem resultado em importantes desdobramentos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário