Seguidores

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DIVINA PROVIDÊNCIA

Obras Guanellianas no Brasil - Capão da Canoa-RS



Casa Nossa Senhora da Divina Providência

Em 1958 chegaram em Capão da Canoa, os padres Guanellianos da Congregação "Servos da Caridade". Iniciaram suas atividades com a "Casa de Repouso Nossa Senhora da Divina Providência". Foi idealização do saudoso e dinâmico Pe. Bruno Cranchi que teve apoio do então governador do Estado, engenheiro Leonel de Moura Brizola.


Em abril de 1962, para alegria da comunidade do balneário de Capão da Canoa, surgiu a "Casa Nossa Senhora da Divina Providência" com a Escola Técnica Elementar. Neste mesmo mês, também marcaram sua presença no mesmo local, a congregação das Filhas de Santa Maria da Providência.


Capão da Canoa, na época distrito de Osório, começava a crescer.

As Filhas de Santa Maria da Providência vieram auxiliar ao Pe. Cesar Vegezzi nas diversas atividades da nova instituição. Ele foi o primeiro pároco de Capão da Canoa.

Em maio do mesmo ano, Escola Técnica Elementar passou a denominar-se Ginásio Nossa Senhora da Divina Providência. Seu fundador, Pe. César, foi também o diretor, professor, o mestre sempre cheio de esperança, com Cristo em seu coração levando-O aos corações de todos.

Iniciou-se um internato para crianças pobres. No entanto, mudam os tempos, mudam as mentalidades e mudam também as formas de atendimento da educação.

Em 1985, finda o internato ficando o atendimento aos menores necessitados, através do regime de semi-internato.

A paróquia Nossa Senhora de Lourdes, através de seus párocos sempre esteve lado a lado com esta instituição.

Neste mesmo ano de 1985, iniciou-se o curso Magistério, passo de grande importância para o crescimento local e a denominação de Ginásio "Nossa Senhora da Divina Providência! passou para "Escola Particular de 1º e 2º graus Nossa Senhora da Divina Providência", permanecendo até o ano 2000, quando, pela nova Lei de Diretrizes e Bases, a Escola passou a denominar-se instituto de Educação Divina Providência.


DIVINA PROVIDÊNCIA HOJE 
Compondo um hino de paz à Caridade, à Solidariedade, à Felicidade e Harmonia de viver, com um passado que garante um presente feliz preparando para a vida e enobrecendo o futuro, hoje com 39 anos dedicados à formação integral da comunidade Caponense e demais comunidades do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o Divina Providência, que pertence à congregação dos "Servos da Caridade" é um marco da formação do indivíduo e do crescimento cultural do município.

Atualmente o Instituto de Educação Divina Providência atende mais de 750 alunos de pré-escolar ao Ensino Médio, além do curso Magistério que garante a formação de nossos professores de 1º a 4º séries. Ainda oferece os cursos de Técnico em Informática e Magistério Especial (complementação de estudos) em um ano e meio, apontando, para breve, os cursos "Técnico em Enfermagem" e "Transações Imobiliárias".


O Divina é uma Escola com suas crianças, adolescentes, jovens, seus professores e funcionários, totalmente integrados com a comunidade caponense; uma casa de ensino orgulhosa do que já fez, viva no presente e esperançosa no amanha que deixa orgulho no coração de todos uma mensagem de amor: amor ao trabalho, amor à natureza, amor ao próximo e principalmente, amor a Deus, nosso Criador e Condutor.


Hoje, o Divina continua sendo uma escola assistencial pois temos, entre os alunos de classe social privilegiada, 25 crianças carentes no pré-escolar, além de outros bolsistas no decorrer dos cursos. Tanto estes, quanto as crianças do pré, não pagam nada e a maioria deles ainda recebe alimentação, uniforme, material didático, assistência médica e odontológica, quando necessário, sempre com ajuda da comunidade.



"Entre no Coração do DIVINA e sinta uma pulsação promotora da cultura e da PAZ!"



INSTITUTO DE EDUCAÇÃO "DIVINA PROVIDÊNCIA" localizado na cidade de Capão da Canoa, é uma casa de ensino particular que respira e transmite a filosofia de Don Luís Guanella. Caminha e conduz o estudante ruma ao sucesso, abrindo as portas ara um porvir científico e um mundo mais humano e solidário, exercitando a cidadania e levando ao novo milênio a transformação social, a esperança, a transcendência e a metodologia pedagógica Cristã.

Endereço:

Instituto de Educação Divina Providência

Av. Poty, 1550 - Cx. P. 13 Fone/Fax: (51) 625-2831

95.555-000 - Capão da Canoa - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário