Os planos de um trem ligando Porto Alegre ao Litoral Norte nunca saíram do papel. Não passaram de sonhos de verão. O que nem todos sabem é que uma ferrovia já fez parte da conexão da região com a capital gaúcha. Em 1921, aproveitando o comércio nas lagoas, a empresa de Serviços de Transporte entre Palmares do Sul a Torres (STPT) ampliou o sistema ligando Osório a Palmares do Sul por via férrea, com a construção de uma linha de 53 quilômetros de extensão.
O ponto de partida era o porto de Osório, localizado às margens da Lagoa do Marcelino. A linha passava pelo centro da cidade, na Estação Urbana, e se dirigia até Palmares do Sul, de onde a produção litorânea e passageiros seguiam nas embarcações pela Lagoa dos Patos até chegar ao Guaíba, em Porto Alegre. Além do porto do Marcelino e do centro de Osório, foram construídas estações em Passinhos, Rancho Velho e Rio Palmares.
O complexo de navegação e ferrovia foi desativado em dezembro de 1960. O STPT foi desativado e o porto de Osório desmantelado. Pouco sobrou daquela época, lembra Trespach, mas uma das locomotivas, a 203, construída em 1918 pela Hunslet Engine Company, foi salva da sucata pelo empresário Lauro Febernatti, que a deixou em exibição durante anos no parque Pampas Safari, em Gravataí. Em 2018, a família Febernatti doou a locomotiva à prefeitura de Osório, que a restaurou. Ela está atualmente em frente ao Museu da Via Férrea, que funciona numa réplica da Estação Urbana, construída em 2008.
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