Cemitérios de Capão da Canoa - uma análise das suas manifestações sociais e culturais
"Ó vós que por aqui passai, lembre-se: eu fui o que tu és, e tu serás o que eu sou" Epitáfio encontrado na região metropolitana.
Os túmulos da região mostraram-se ricos nos epitáfios (inscrições), sendo que observamos quatro características mais relevantes: Epitáfios religiosos e não religiosos de aceitação da morte pelos familiares; um poema de homenagem à pessoa falecida e um epitáfio espírita, sendo que este último é bastante incomum, principalmente nos cemitérios do litoral. Vale observar que não foi encontrado nenhum epitáfio de negação da morte pelos familiares.
Para se entender melhor este tipo de análise, vamos recorrer ao modelo teórico elaborado por Fábio Augusto Steyer, no qual explica que o homem ao se deparar com a morte reage basicamente de duas maneiras distintas: negação da morte, na qual a família do morto expressa seus sentimentos de revolta com o fim da vida, através de inscrições, fotografias e objetos colocados nos túmulos que relembram a vida terrena; aceitando a morte terrena, demonstra isso através da fé e de homenagens e saudações à vida do morto. Também devemos observar a negação da morte como fim da existência, onde o falecido continuará a viver em um outro plano metafísico.
É evidente que ao realizar a pesquisa, deve-se levar em conta os aspectos sociais e culturais da região analisada, pois aquilo que se observa nos grandes centros pode ser diferente das manifestações do interior do estado e do litoral.
Epitáfios de aceitação da morte terrena e fé na vida eterna espiritual
"De Deus você veio, de Deus você viveu e para Deus você voltou"
Aqui aparece claramente a idéia de que a vida é oferecida e tirada por Deus, e o homem deve viver de acordo com o plano de Deus, o que demonstra resignação na brevidade da vida terrena e fé na vida eterna.
"Você não partiu, pois quem está perto de Deus não está longe de nós"
Observamos que a família conversa com o morto, demonstrando que a morte não é o fim, pois a fé une o mundo terreno com o espiritual, tendo como finalidade atenuar a dor da perda pela fé
Fonte : Raízes de Capão da Canoa
Thiago Nicolau de Araújo -Licenciado em História e Professor de História. Porto Alegre/RS
Alegorias nos Cemitérios de Capão da Canoa
Elas são encontradas nos cemitérios do Rio Grande do Sul e de Capão da Canoa. As alegorias são estátuas que simbolizam figuras humanas, que podem trazer, ou não, algum elemento. Juntos possuem um significado. Podem fazer alusão à política, à moral, à religião e a sociedade. As alegorias são divididas em três grupos: alegorias cristãs, que possuem um significado religioso; alegorias sentimentais, que traduzem os sentimentos e as alegorias das realidades político-econômicas.
Em Capão da Canoa, somente são encontradas representações do primeiro grupo.
São elas:
- Anjo da Oração. Foram encontradas duas imagens bem diferentes.
A primeira, em tamanho grande, é um anjo com as mãos em posição de oração. Esteticamente está dentro dos padrões românticos do final do século XIX, trazendo um apelo sentimental, emocional e um discreto sensualismo. Sua roupa nos dá a impressão que está sendo contorcida pelo vento. Feita de gesso, esta imagem é encontrada no cemitério antigo de Capão da Canoa. A segunda imagem, em tamanho menor, é feita de gesso e é encontrada no cemitério novo do município. Esta estátua, é mais simples que a anterior, mas nos traduz a mesma idéia.
- Anjo da caridade. Foi encontrado somente uma representação.
É a terceira das virtudes teologais e é feita de gesso. Ela é acompanhada de uma criança no colo e possui um grande sensualismo. Está localizada no cemitério novo de Capão da Canoa.
- Anjo da Morte: é um anjinho dormindo, representando o sono eterno, consequentemente, a morte. Difícil de ser encontrada, esta imagem está no cemitério novo de Capão da Canoa. É feita de gesso e, junto dela, está o anjinho da oração.
Saindo um pouco das alegorias cristãs, nós também encontramos nos cemitérios a seguinte imagem:
- Cristo: é a imagem de Cristo crucificado. Encontrada no cemitério antigo de Capão da Canoa, ela representa com dor e sentimento, que é característica do neoclássico. É feita de bronze.
Por fim, gostaria de ressaltar que os cemitérios são representações da sociedade viva. Possuem estátuas, epitáfios, fotos, brinquedos, símbolos, dentre outras coisas. Algumas pessoas têm a necessidade de colocarem objetos em seus túmulos para mostrarem para os vivos o que eles fizeram enquanto viveram. Outros, não colocam ou por que não possuem condições para isso, ou por que acreditam que isto não leva a nada. O certo, é que todos vamos para o mesmo lugar.
Fonte: Raízes de Capão da Canoa
Daniel Teixeira Meirelles Leite - Licenciado em História e Genealogista. Porto Alegre/RS
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