Seguidores

terça-feira, 23 de maio de 2023

BOTOS EM IMBÉ - GERALDONA

 FOTOS:

Boto de 40 anos que ajuda pescadores no RS é fotografada dando saltos pela primeira vez: 'nunca tinha visto', diz pesquisador
Botos-de-Lahille, espécie do qual faz parte o indivíduo fotografado, são conhecidos pela prática da pesca colaborativa, em que levam peixes até a costa e indicam posição para pescadores. Animais são próximos dos humanos e recebem nomes, como Geraldona, que foi fotografada.
Por Gustavo Foster, g1 RS
Botos-de-Lahille são conhecidos no Litoral Norte do RS pela interação com pescadores da região — Foto: Heloise Martins/Ceclimar
Geraldona, uma fêmea de boto-de-Lahille de cerca de 40 anos, foi flagrada pela primeira vez dando saltos e mostrando todo o seu corpo fora d'água na barra do Rio Tramandaí, no Litoral Norte do RS, na terça-feira (9). Essa espécie de botos é conhecida por interagir e ajudar pescadores, na chamada pesca colaborativa, considerada um traço cultural único da região.
A mais velha entre os cerca de 15 botos que vivem na barra do Rio Tramandaí, entre Tramandaí e Imbé, Geraldona é o símbolo da pesca colaborativa. Irmã de dois, mãe de cinco e avó de três botos-de-Lahille, ela nunca havia mostrado o corpo inteiro fora da água turva do local.
Pode ser uma imagem de baleia-cinzenta e orca